Chás para aliviar a tosse 

Chá de carrapicho

O carrapicho possui ação vermífuga, calmante, sedativa, hipotensora, hipotensiva, expectorante, estimulante, emoliente, diurética, depurativa, cicatrizante, catártica, carminativa, antisséptica, antimicrobiana, anti-inflamatória, antiespasmódica, antibiótica, antibacteriana e adstringente. Por isso é usado na medicina popular, para o tratamento de abscessos, cólicas, conjuntivite, vermes, indigestão, hipertensão, feridas, tem ação cicatrizante, hemorroida, disenteria, amigdalite, aftas, afecções cutâneas, dores de dente, dores de cabeça e diabetes, além combater às alergias, ajuda a limpar as vias aéreas tratando tosses insistentes após gripe. É um poderoso relaxante muscular, por isso, é muito usado para o tratamento de dores nas costas. Funciona melhor que analgésicos, pois não tem efeitos colaterais.
. ... Ver mais »

Chá de cuscuta (cipó chumbo)

Ele apresenta diversas propriedades medicinais tais como antidiarreica, cicatrizante, laxante, balsâmica, diurética, adstringente, antiulcerogênico, hepática, purgativa branda, detergente natural e expectorante. Sendo usada na medicina popular para melhorar a digestão, para cicatrização de feridas, queimaduras, alívio de tosses e dos terríveis furúnculos. ... Ver mais »

Chá de Saião

O Saião é popularmente utilizada no tratamento de alterações estomacais, pelo seu efeito calmante e cicatrizante da mucosa do estômago e intestino, combatendo a gastrite, indigestão, inflamação ou dor de estômago, tendo também efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo e cicatrizante. Tem efeito diurético, que ajuda a eliminar cálculos renais, diminuir o inchaço nas pernas e controlar a pressão arterial, alem de auxiliar no tratamento de outras doenças como, lesões de pele, úlceras, erisipela, queimaduras, dermatites, verrugas, infecções pulmonares, como bronquite, asma e calmante da tosse. ... Ver mais »

Chá de Guaco com mel

O chá de guaco com mel combina as propriedades broncodilatadoras e expetorantes desta planta medicinal, com as propriedades antissépticas e calmantes do mel. Sendo indicado para o tratamento de diversos problemas respiratórios, como: gripe, tosse, rouquidão, infeção na garganta, bronquite, alergias e infeções na pele. Além disso, esta planta é usada popularmente para tratar o reumatismo. ... Ver mais »

Chá de agrião

O agrião é rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo, além de um poderoso antioxidante. Os seus principais benefícios para a saúde são: ajudar a limpar as vias respiratórias, aumentando a imunidade, diurético, ajuda a prevenir a diabetes, ajuda a combater infeções e é um ótimo alimento para facilitar o processo digestivo. Tem ação diurético, anti-inflamatório, pode ser usado para tratar aftas, gengivites, acne e eczemas, ajuda melhorar a digestão e tratar a tosse. ... Ver mais »

Chá de Agrimônia

A Agrimónia é rica em propriedades terapêuticas tais como: adstringente, analgésica, antidiarreica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antivirótica, ansiolítica, calmante, cicatrizante, depurativa, diurética, relaxante, hipoglicémica, tônica e vermífuga e age como protetora hepática. sendo na medicina popular para tratamento de feridas na pele, abcessos, cálculo renal, catarro, cistite, cólicas, diarreia, angina, inflamação da garganta, laringite, amigdalite, bronquite, catarro, além de aliviar tosses, gripes e resfriados. ... Ver mais »

Chá de Perpétua roxa

A perpétua roxa tem ação antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória. Devido às suas propriedades medicinais a perpétua roxa pode ser usada para ajudar no tratamento de situações
dores de cabeça, garganta inflamada, dor de estômago, tosse, laringite, ondas de calor, hipertensão, tosse, alivia sintomas de asma, diabetes, hemorroida e para soltar o catarro. Em decocção pode ser usado como diurético, para diminuir a acidez estomacal, combater as doenças das vias respiratórias, e ajudar na digestão. Combate eficazmente os radicais livres, substâncias responsáveis pelo processo de envelhecimento e outras doenças degenerativas. Reduz o mau colesterol e atua como um calmante natural. ... Ver mais »

Chá de Hortelã

A hortelã tem ação, analgésica, antiespasmódica e afrodisíaca, sendo um ótimo chá para tomar após as refeições, já que ajuda na digestão. Também tem ação antiparasitária podendo ajudar a aliviar os sintomas e combater a infeção por parasitas, como amebíase e giardíase, sendo ótimo para o tratamento de diversos problemas de saúde, como: Má digestão, náusea ou vômito; colesterol alto; dor de cabeça; cólica menstrual; congestão nasal ou pulmonar, principalmente em casos de gripe ou resfriado com tosse; dores abdominais, por ter ação antiespasmódica; Insônia; tricomoníase genital; diarreia com sangue. ... Ver mais »

Chá de flor de sabugueiro

As flores do sabugueiro têm propriedades expetorantes, estimulantes da circulação sanguínea, estimulantes da produção de suor, antivirais e anti-inflamatórias. Assim, o sabugueiro pode ser utilizado para ajudar no tratamento de gripe e resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abscessos, acúmulo de ácido úrico, problemas renais, hemorroidas, hematomas, frieiras e reumatismo. ... Ver mais »

Chá de Alcachofra

A alcachofra possui propriedades ante esclerótica, depurativa do sangue, digestiva, diurética, laxante, antirreumática, antitóxica, hipotensora e antitérmica.
Por isso, essa planta medicinal pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de anemia, aterosclerose, diabetes, doenças do coração, febre, fígado, fraqueza, gota, hemorroidas, hemofilia, pneumonia, reumatismo, sífilis, tosse, ureia, urticária e problemas urinários ... Ver mais »

Chá de folhas de Eucalipto

O eucalipto ajuda o tratamento do sistema respiratório: sinusite, rinite, bronquite e a simples tosse e resfriado, além de ajudar a eliminar as secreções pulmonares acumuladas durante a bronquite.

cuidados:
Não é recomendado para pessoas gravidas e com problemas de vesícula e doenças no fígado. ... Ver mais »

Chá de Abacaxi

O Abacaxi é usado em casos de bronquites, tosse catarral, dor de garganta, acne,
espinhas, cravos, psoríase vermelha, psoríase descamativa, esclerodermias, feridas,
úlceras, chagas, em máscaras rejuvenescedoras, como digestivo (enzimas
proteolíticas), diurético, antiagregante plaquetário.

Cuidado:
Não é recomendado para pessoas com problemas gastrointestinais e alérgicas às bromelinas e que também estejam fazendo uso de anticoagulantes. ... Ver mais »