Chás para tratar a anemia 

Chá de pata de vaca

A pata-de-vaca possui propriedades, antioxidante, analgésica, diurética, laxante, purgativa, hipocolesterolemiante (reduz o colesterol), vermífuga e ação hipoglicemiante, podendo ser indicada como auxiliar no tratamento da diabetes, já que é capaz de diminuir os níveis de glicose no sangue. Por isso, pode ser indicada também como auxiliar no tratamento de: Cálculo renal ou na bexiga, hipertensão arterial, anemia, obesidade, doenças do coração, infecções do sistema urinário. Há ativos na Pata de Vaca que inibem a ação do fibrinogênio, ou seja, impede a coagulação do sangue. Dessa forma, ajuda no tratamento de elefantíase e previne a trombose, embolias e outras doenças que ocorrem devido à formação de coágulos no sangue. ... Ver mais »

Chá de Marapuana

A Marapuama é uma planta medicinal, oriunda da Amazónia, Brasil, cujo nome significa “madeira potente”, e é popularmente conhecida pelas suas propriedades afrodisíacas. Rica em ácidos araquídico, lignocérico, beénico, campesterol, óleos essenciais, alcalóides, éster e fitoesteróis, é usada como “remédio” em casos de impotência sexual, dificuldades de ereção, aumentar a libido. É um chá estimulante, que promove a sensualidade e a sensibilidade dos sentidos! Além disso, melhora a circulação, e pode ser usada para tratar diversas outras doenças como: disfunções intestinais, beribéri, depressão, fraqueza, gripe, vermes, queda de cabelo, reumatismo, perda da memória, inchaço, celulite, depressão, fraqueza, anemia, gripe, queda de cabelo, reumatismo, stress, perda da memória e para parar a diarreia. ... Ver mais »

Chá de Pau d'arco

A casca do pau d'arco é rica em flavonóides de conhecida acção antioxidante e anti-inflamatória, como a quercetina, e coenzima Q10, um potente regenerador celular. Conhecido pela eficácia no combate à anemia e pelo efeito estimulante da imunidade do organismo, embora tenho inúmeros outros benefícios. No que se refere à anemia, o pau d'arco estimula a produção de células sanguíneas na medula óssea vermelha, entre as quais os glóbulos vermelhos. Por este motivo, é vantajoso no auxilio ao tratamento de leucopenia ou leucemia (número reduzido de glóbulos brancos no sangue) e de quimioterapias, ajudando a produzir glóbulos brancos. Pelo seu efeito imuno-estimulante é também conhecido como “anti-biótico” natural, funcionando bem como agente de prevenção e coadjuvante no tratamento de gripes e outras infecções respiratórias e, ainda, infecções do trato urinário. Por sua ação na estimulação da regeneração celular, vem sendo
utilizada como auxiliar no tratamento de feridas, picadas de inseto, eczema, psoríase, ulceras varicosas, e ainda ulceras internas, sendo sobretudo uma referencia no tratamento de ulceras de estomago, duodeno e ainda inflamações e miomas uterinos. Esse fármaco natural é recomendado também no tratamento da diabetes, devido ao seu efeito hipoglicemiante (redução da glicemia), e vem sendo estudado pelo seu potencial anti-cancerígeno, tendo sido associado em diversos estudos científicos à inibição do crescimento tumoral, redução do tamanho de tumores e prevenção da formação de metástases.
Cuidado:
O Ipê-Amarelo não está recomendado para grávidas, durante a amamentação e durante o tratamento contra o câncer. ... Ver mais »

Chá de feno grego

A principais substâncias ativa do feno grego é a trigonellina, além de conter flavonoides, minerais como magnésio, potássio, cálcio e ferro e vitaminas A, D, C e do complexo B, além de fibras e proteínas. Sendo considerado um redutor dos níveis de glicose, a sua ação antioxidante, impede danos causados por radicais livres. E seu uso ajuda a reduzir o desconforto do período menstrual e minimizar os sintomas da menopausa, e estimula a produção de testosterona, melorado o desempen sexual. Também é usada para tratar anemia, celulite, problemas no desenvolvimento infantil, gastrite, inflamações, intestino preso, furúnculos, caspa, queda de cabelos, aumentar a energia corporal, aumentar a massa muscular, reduzir gordura corporal. ... Ver mais »

Chá de folhas de abacate

As folhas do abacate é rica em 7 dos 12 minerais essenciais para o organismo. Fonte de ferro
(mineral que ajuda a prevenir a anemia), reúne as propriedades antioxidantes do zinco, é rica em cálcio, magnésio e manganês (importantes para os ossos e músculos) e também conta com boas doses de fósforo e potássio. É rica em flavonoides, que protege o corpo contra os radicais livres, reduzindo estresse oxidativo protegendo as células do corpo. Tem propriedades anti-inflamatórias, digestivas, diuréticas e vermífugas. ... Ver mais »

Chá de Ora-pro-nóbis

Ora-pro-nóbis tem alto teor de proteínas, fibras, vitaminas A, C, complexo B, cálcio, ferro e fósforo, entre muitos dos seus benefícios, estão: Auxiliar no emagrecimento, pois promove a saciedade, devido ao alto teor de fibras, melhora o funcionamento do intestino, previne anemia, fortalece
dentes e ossos. ... Ver mais »

Chá de Romã

Entre suas principais propriedades, está o potássio, vitamina C, vitamina K e folato. Não só, a fruta é ricas em fibras, que ajudam no funcionamento intestinal e no emagrecimento, e em flavonoides, poderosos antioxidantes, ajuda a reduzir o risco de Alzheimer e previne a anemia. A romã não possui gorduras em sua composição. Podendo ser usada como auxiliar no tratamento: garganta, pressão arterial, além de rejuvenescimento da pele. ... Ver mais »

Chá de folha de tamarindo

O tamarindo é rico em vitaminas C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e ainda algumas fibras. Graças a isto o chá de tamarindo é um excelente antioxidante, anti-inflamatório e antiácido. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol; de pressão arterial; melhora a sistema imunológico; a função nervosa; a anemia e fortalece o corpo contra as infeções causadas por fungos e micróbios, além de estimular o funcionamento do intestino, resolvendo problemas como intestino preso, digestão e defecação. ... Ver mais »

Chá de Artemísia

A Artemísia Vulgaris é composta por diversas substâncias importantes, entre elas podemos destacar os flavonoides, cumarinas, triterpenos, cânfora, tujona, linanol, betasitosterol, betacaroteno, vitamina A, a vitamina K, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como potássio, cálcio e ferro. A Artemísia Vulgaris é a espécie mais comum no Brasil e usado principalmente para ajudar no tratamento de anemia, cólicas, dor de estômago, falta de apetite, mau hálito, gastrite, regular o ciclo menstrual irregular, fortalecer o sistema imunológico, manter saúde dos olhos, tem ação calmante, ajuda tratar dores articulares, acelerar o metabolismo e aumentar queima de gordura no organismo. ... Ver mais »

Chá de Folhas de Graviola

A graviola possui diversos benefícios para a saúde, sendo considerada diurética, hipoglicémico, antioxidante, antirreumática, anticancerígena, anti-inflamatória e antibacteriana. Apesar de não ser comprovado cientificamente, alguns estudos recentes demonstraram que a graviola é rica em acetogeninas, que é um grupo de produtos metabólicos que possuem efeito citotóxico, sendo capazes de atuar diretamente nas células cancerígenas.

Cuidados:

O consumo da graviola não é indicado para: gestantes, pessoas com caxumba, aftas, hipotensão e
as pessoas hipertensas devem consultar um médico antes de consumir, pois o chá pode interagir com os medicamentos utilizados para tratar a hipertensão. ... Ver mais »

Chá de folha de morango

A folha de morango é rica em minerais, vitamina C, ferro e cálcio, melhora o fortalecimento dos ossos, combate a anemia, os taninos melhora o sistema digestivo, pois são conhecidas por se ligarem a proteínas, aminoácidos, alcaloides e outros elementos com pH baixo que podem estressar o sistema digestivo. Além de ser um diurético natural. ... Ver mais »