Chás para ajudar a digestão 

Chá de hibisco com maça e canela

O chá de hibisco ajuda a emagrecer porque estimula o metabolismo, tem ação digestiva e diurética e reduz o colesterol ruim e as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando também na prevenção da diabete, além de ajudar no tratamento de outras doenças, como: hipertensão, dor de barriga, estomago. Ajuda a combater Febre alta principalmente em crianças e idosos.

Mas atenção antes de tomar qualquer chá, consulte seu médico. ... Ver mais »

Chá de funcho

O Chá de Funcho é rica em vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e zinco. Aumenta a produção de leite materno, auxilia também no combate às náuseas e tonturas, durante a gravidez. Sendo muito eficaz no tratamento da flatulência e para a redução de gases intestinais, ajudando a aliviar as dores de barriga. Funcho também é provido de propriedades anti-inflamatória, estimulante, calmante, vermífuga, digestiva, diurética e expetorante suave, promove a eliminação de toxinas, purifica as vias urinárias, prevenindo o aparecimento de infeções urinárias, como cistite, uretrite ou oligúria. Tem um sabor delicado, e é especialmente indicado para crianças e bebés que sofram de desconforto intestinal, cólicas, flatulência ou para estimular o apetite. ... Ver mais »

Chá de Perpétua roxa

A perpétua roxa tem ação antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória. Devido às suas propriedades medicinais a perpétua roxa pode ser usada para ajudar no tratamento de situações
dores de cabeça, garganta inflamada, dor de estômago, tosse, laringite, ondas de calor, hipertensão, tosse, alivia sintomas de asma, diabetes, hemorroida e para soltar o catarro. Em decocção pode ser usado como diurético, para diminuir a acidez estomacal, combater as doenças das vias respiratórias, e ajudar na digestão. Combate eficazmente os radicais livres, substâncias responsáveis pelo processo de envelhecimento e outras doenças degenerativas. Reduz o mau colesterol e atua como um calmante natural. ... Ver mais »

Chá de folhas de abacate

As folhas do abacate é rica em 7 dos 12 minerais essenciais para o organismo. Fonte de ferro
(mineral que ajuda a prevenir a anemia), reúne as propriedades antioxidantes do zinco, é rica em cálcio, magnésio e manganês (importantes para os ossos e músculos) e também conta com boas doses de fósforo e potássio. É rica em flavonoides, que protege o corpo contra os radicais livres, reduzindo estresse oxidativo protegendo as células do corpo. Tem propriedades anti-inflamatórias, digestivas, diuréticas e vermífugas. ... Ver mais »

Chá de folha de tamarindo

O tamarindo é rico em vitaminas C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e ainda algumas fibras. Graças a isto o chá de tamarindo é um excelente antioxidante, anti-inflamatório e antiácido. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol; de pressão arterial; melhora a sistema imunológico; a função nervosa; a anemia e fortalece o corpo contra as infeções causadas por fungos e micróbios, além de estimular o funcionamento do intestino, resolvendo problemas como intestino preso, digestão e defecação. ... Ver mais »

Chá de Curcuma

O chá de curcuma ajuda no processo digestivo, fortalece o sistema imunitário, antibacteriana, é considerado um anti-inflamatório natural, poderoso efeito antioxidante.

Cuidados:

Não é recomendado para mulheres grávidas e para estejam pessoas tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares. ... Ver mais »

Chá de Alcachofra

A alcachofra possui propriedades ante esclerótica, depurativa do sangue, digestiva, diurética, laxante, antirreumática, antitóxica, hipotensora e antitérmica.
Por isso, essa planta medicinal pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de anemia, aterosclerose, diabetes, doenças do coração, febre, fígado, fraqueza, gota, hemorroidas, hemofilia, pneumonia, reumatismo, sífilis, tosse, ureia, urticária e problemas urinários ... Ver mais »

Chá Dente de Leão

A planta é muito indicada pela sua ação detox e antioxidante, ajudando na desintoxicação do organismo. Ela captura e elimina a gordura e as toxinas que circulam em excesso no nosso corpo, através da urina, auxiliando no emagrecimento. Mas o dente-de-leão também reduz a formação de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa, também é diurético e tem ação anti-inflamatória, hépato-protetora e ligeiramente analgésica. ... Ver mais »

Chá de folhas de Oliveira

As folhas da oliveira possuem 4 vezes mais potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, zinco e cobre que o chá verde. Estas substâncias são altamente antioxidantes, sendo ultra eficientes contra o envelhecimento e ainda estimulantes do metabolismo. Estudo da University of Michigan Health System aponta evidências de que a substância oleuropeína limpa o açúcar do sangue. Ou seja, a infusão age com muito rigor nas nas gorduras acumuladas na região abdominal. Tem ainda propriedades que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, causando vasodilatação e a redução da pressão sanguínea, podendo ser usado em casos de hipertensão, angina, arritmias e outros problemas circulatórios. Acalma desordens irritativas e inflamatórias, como indigestão, azia, gastrite, colite e úlcera péptica. ... Ver mais »

Chá de capim santo

O capim santo é uma planta rica em terpenos, flavonoides e compostos fenólicos que proporcionam efeito antioxidante. Podendo melhorar a digestão e tratar alterações do estômago, já que possui ação bacteriana e ajuda a aliviar as dores estomacais devido a sua ação antiespasmódica;
Ação anti-inflamatória e analgésica, tratando a dor de cabeça, muscular, dor de barriga, reumatismo e tensão muscular;
Protege a saúde do coração, já que ajuda a regular o colesterol;
Pode regular a pressão arterial;
Pode possuir propriedades anticancerígenas, já que é rica em antioxidantes e, por isso, alguns estudos indicam que pode retardar o crescimento de fibrossarcomas e prevenir metástases do câncer de pulmão, por exemplo;
Possui propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o excesso de líquido do organismo. ... Ver mais »

Chá de casca de abacaxi e canela

O abacaxi é rico em vitamina C e contém bromelina, poderosa enzima que facilita a digestão. Por essa razão, ajuda a deixar a barriga chapada.
O chá, proporciona saciedade, é termogénico e diurético. Ele desintoxica e ajuda a emagrecer. ... Ver mais »

Chá de Abacaxi

O Abacaxi é usado em casos de bronquites, tosse catarral, dor de garganta, acne,
espinhas, cravos, psoríase vermelha, psoríase descamativa, esclerodermias, feridas,
úlceras, chagas, em máscaras rejuvenescedoras, como digestivo (enzimas
proteolíticas), diurético, antiagregante plaquetário.

Cuidado:
Não é recomendado para pessoas com problemas gastrointestinais e alérgicas às bromelinas e que também estejam fazendo uso de anticoagulantes. ... Ver mais »

Chá de gengibre

O Gengibre é nativo da Ásia, é rico em cobre, vitaminas A, B, C e D, potássio, selênio, zinco e magnésio. Tem múltiplos benefícios terapêuticos: dentre eles uma ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório. Tem ação desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogénico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. ... Ver mais »

Chá de folha de morango

A folha de morango é rica em minerais, vitamina C, ferro e cálcio, melhora o fortalecimento dos ossos, combate a anemia, os taninos melhora o sistema digestivo, pois são conhecidas por se ligarem a proteínas, aminoácidos, alcaloides e outros elementos com pH baixo que podem estressar o sistema digestivo. Além de ser um diurético natural. ... Ver mais »

Chá de Canela de Velho

Esta planta apresenta propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antimutagênicas, antimicrobianas, antitumorais, hepatoprotetoras e tônica digestiva. Além de reduzir a dor e a inflamação das articulações e estimulando a regeneração das cartilagens que revestem os ossos. ... Ver mais »

Chá de Camomila

A Camomila serve para ajudar no tratamento de, resfriados, inflamações nasais, sinusite, má digestão, diarreia, insônia, ansiedade, nervosismo e dificuldade para dormir, suas propriedades incluem ação estimulante da cicatrização, antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e calmante. ... Ver mais »

Chá de Tília

A tília é uma planta medicinal, utilizada para tratar vários problemas de saúde, desde ansiedade, dor de cabeça, diarreia e má digestão. Em algumas investigações, o chá de tília demonstrou ter ação inibitória sobre os recetores benzodiazepínicos, o que significa que consegue diminuir a ação do sistema nervoso central, acalmando os nervos e ajudando a aliviar crises de ansiedade. Um dos efeitos mais populares do chá de tília é sua capacidade para aumentar a transpiração e ajudar a regular a febre em quadros de gripes e resfriados. ... Ver mais »

Chá Verde com Abacaxi

O chá-verde é conhecido por sua ação diurética e, combinado com o abacaxi, torna-se uma bebida potente para quem quer desinchar, além de ter um sabor bastante agradável. Além disso, o chá-verde também possui propriedades antioxidantes e o abacaxi é ótimo para melhorar a digestão. ... Ver mais »

Chá de Erva cidreira

A Erva-cidreira, também conhecida como cidreira ou melissa, é muito utilizada no tratamento de problemas digestivos.
De nome científico Melissa officinalis, a erva-cidreira, é calmante, diurética e expetorante podendo ser utilizado como chá para acalmar, combater a retenção de líquidos e também é para combater o catarro, quando associado ao limão.

A erva cidreira destaca-se pela sua ação calmante e sedativa ajudando a diminuir problemas de insônia, ansiedade e reduz o stress.

Algumas pesquisas apontam que a forte ação antioxidante da erva cidreira ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim, LDL. Assim, a erva poderia prevenir doenças cardiovasculares.

A erva cidreira ajuda a reduzir a pressão arterial porque proporciona uma pequena vasodilatação dos vasos sanguíneos periféricos.

A erva cidreira possui forte ação antioxidante ajudando a evitar o envelhecimento celular e a prevenção do câncer.

A erva cidreira possui um efeito contra os problemas gástricos uma vez que combate o stress ajudando a dificuldade de indigestão associada à tensão nervosa

Efeitos colaterais
Tomar grandes quantidades da erva-cidreira pode causar diminuição da frequência cardíaca, sonolência e queda da pressão arterial.
A erva cidreira não é indicada para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos.
Não é indicado para pessoas com hipotensão e hipotireoidismo. Estas pessoas devem evitar o seu consumo.
Quem utiliza medicamentos sedativos, como calmantes, também deve evitar tomar o chá de erva cidreira. ... Ver mais »