Chás anti-inflamatórios 

Chá de hissopo

A planta hissopo possui uma vasta lista de benefícios e serve para vários problemas diferentes. Além de melhorar a respiração, fortalece a ação protetora do sistema imunológico, ou seja, fortalece a imunidade. Isso se deve principalmente por ser rico em antioxidantes, em especial os taninos e os flavonoides. O seu uso, pode prevenir doenças inflamatórias. Não só, sua ação anti-inflamatória poderá combater os radicais livres, principais responsáveis pelo estresse oxidativo – causador de doenças como o Alzheimer e certos tipos de câncer. Por agir como anti-inflamatório e expectorante, trata principalmente a asma, bronquite, rinite e sinusite. ... Ver mais »

Chá de Tanchagem (plantago)

As folhas da tanchagem (Plantago), são ricas em cálcio e outros minerais e vitaminas, mas, especialmente, são ricas em vitamina K, tendo como principio ativo a aucubina, responsável por maior parte de seus efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios e analgésico, possui também a alantoína específica que ajuda na regeneração da pele. Sendo seu uso muito promissor no tratamento de cortes e feridas sangrantes, e por suas propriedades adstringentes, emolientes e fluidificante de catarros tanto no trato respiratório quanto no sistema digestivo – assim, é uma planta muito útil em estados gripais, diarréias e outras dificuldades resultantes de resfriamento ou viroses. Pode ser usado também como auxiliar no tratamento de úlceras de estômago, gastrite e outros processos inflamatórios gastrointestinais ... Ver mais »

Chá de Pau d'arco

A casca do pau d'arco é rica em flavonóides de conhecida acção antioxidante e anti-inflamatória, como a quercetina, e coenzima Q10, um potente regenerador celular. Conhecido pela eficácia no combate à anemia e pelo efeito estimulante da imunidade do organismo, embora tenho inúmeros outros benefícios. No que se refere à anemia, o pau d'arco estimula a produção de células sanguíneas na medula óssea vermelha, entre as quais os glóbulos vermelhos. Por este motivo, é vantajoso no auxilio ao tratamento de leucopenia ou leucemia (número reduzido de glóbulos brancos no sangue) e de quimioterapias, ajudando a produzir glóbulos brancos. Pelo seu efeito imuno-estimulante é também conhecido como “anti-biótico” natural, funcionando bem como agente de prevenção e coadjuvante no tratamento de gripes e outras infecções respiratórias e, ainda, infecções do trato urinário. Por sua ação na estimulação da regeneração celular, vem sendo
utilizada como auxiliar no tratamento de feridas, picadas de inseto, eczema, psoríase, ulceras varicosas, e ainda ulceras internas, sendo sobretudo uma referencia no tratamento de ulceras de estomago, duodeno e ainda inflamações e miomas uterinos. Esse fármaco natural é recomendado também no tratamento da diabetes, devido ao seu efeito hipoglicemiante (redução da glicemia), e vem sendo estudado pelo seu potencial anti-cancerígeno, tendo sido associado em diversos estudos científicos à inibição do crescimento tumoral, redução do tamanho de tumores e prevenção da formação de metástases.
Cuidado:
O Ipê-Amarelo não está recomendado para grávidas, durante a amamentação e durante o tratamento contra o câncer. ... Ver mais »

Chá de Saião

O Saião é popularmente utilizada no tratamento de alterações estomacais, pelo seu efeito calmante e cicatrizante da mucosa do estômago e intestino, combatendo a gastrite, indigestão, inflamação ou dor de estômago, tendo também efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo e cicatrizante. Tem efeito diurético, que ajuda a eliminar cálculos renais, diminuir o inchaço nas pernas e controlar a pressão arterial, alem de auxiliar no tratamento de outras doenças como, lesões de pele, úlceras, erisipela, queimaduras, dermatites, verrugas, infecções pulmonares, como bronquite, asma e calmante da tosse. ... Ver mais »

Chá de Manjerona

A manjerona é naturalmente antisséptica e tônica, possui propriedades com ação anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, cicatrizante, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, podendo ser utilizada com diversas tratamentos, como:

Melhorara a digestão e o funcionamento do intestino;
Melhora os sintomas de estresse e ansiedade;
Ajudar no tratamento de úlceras gástricas;
Auxilia no tratamento de doenças infecciosas;
Ajuda a eliminar gases em excesso;
Ajuda a controlar a pressão arterial, o colesterol e melhorar a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares. ... Ver mais »

Chá de Sálvia com Alecrim

Esse mistura de sálvia e alecrim, pode auxiliar nas dores causadas pela artrite e reumatismo, sendo um ótimo anti-inflamatório natural. ... Ver mais »

Chá de açafrão com pimenta do reino

O chá de açafrão e pimenta do reino é uma verdadeira fonte de nutrientes antioxidantes e termogénica, essa raiz aromática de coloração forte é um poderoso anti-inflamatório natural, graças a seu ativo chamado curcumina, que dá a pigmentação e sabor à especiaria. ... Ver mais »

Chá de Alcaçuz

A complicada composição química do alcaçuz dá a ele um largo espectro de propriedades. Muitas pesquisas tem comparado sua ação com a hidrocortisona, mas sem seus efeitos colaterais. Como a cortisona, teria o efeito de diminuir as inflamações e aliviar sintomas de artrite e alergias, daí seu efeito anti-histamínico. A raiz possui glicirrizina (cinquenta vezes mais doce que a sacarose), que favorece a formação de hormônio como a hidrocortisona. Mulheres costumam usar alcaçuz para regular os ciclos menstruais, pois favorece o equilíbrio hormonal. Seu uso mais comum é no tratamento de problemas respiratórios, como bronquite, tosse, o acúmulo de catarro e demais sintomas de resfriados devido à ação expetorante.

CUIDADO:
Seu uso é contraindicado em pessoas com pressão arterial alta, problemas cardíacos, doenças renais e níveis baixos de potássio no sangue e mulheres grávidas. ... Ver mais »

Chá de Uxi amarelo

O uxi amarelo é auxilia em diversos problemas da saúde da mulher, contém em suas propriedades ação anti-inflamatória, e imune estimulante, podendo auxiliar no tratamento de miomas, cistos no ovário ou no útero, síndrome dos ovário policísticos, endometriose e regula o ciclo menstrual. Além de outras doenças como artrite, bursite, reumatismos, problemas do coração, diabetes, asma, prostatite e úlceras gástricas. 0 uxi amarelo também é conhecido por ter efeitos antioxidantes, antiviral, diurético e vermífugo. ... Ver mais »

Chá de funcho

O Chá de Funcho é rica em vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e zinco. Aumenta a produção de leite materno, auxilia também no combate às náuseas e tonturas, durante a gravidez. Sendo muito eficaz no tratamento da flatulência e para a redução de gases intestinais, ajudando a aliviar as dores de barriga. Funcho também é provido de propriedades anti-inflamatória, estimulante, calmante, vermífuga, digestiva, diurética e expetorante suave, promove a eliminação de toxinas, purifica as vias urinárias, prevenindo o aparecimento de infeções urinárias, como cistite, uretrite ou oligúria. Tem um sabor delicado, e é especialmente indicado para crianças e bebés que sofram de desconforto intestinal, cólicas, flatulência ou para estimular o apetite. ... Ver mais »

Chá de agrião

O agrião é rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo, além de um poderoso antioxidante. Os seus principais benefícios para a saúde são: ajudar a limpar as vias respiratórias, aumentando a imunidade, diurético, ajuda a prevenir a diabetes, ajuda a combater infeções e é um ótimo alimento para facilitar o processo digestivo. Tem ação diurético, anti-inflamatório, pode ser usado para tratar aftas, gengivites, acne e eczemas, ajuda melhorar a digestão e tratar a tosse. ... Ver mais »

Chá de Agrimônia

A Agrimónia é rica em propriedades terapêuticas tais como: adstringente, analgésica, antidiarreica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antivirótica, ansiolítica, calmante, cicatrizante, depurativa, diurética, relaxante, hipoglicémica, tônica e vermífuga e age como protetora hepática. sendo na medicina popular para tratamento de feridas na pele, abcessos, cálculo renal, catarro, cistite, cólicas, diarreia, angina, inflamação da garganta, laringite, amigdalite, bronquite, catarro, além de aliviar tosses, gripes e resfriados. ... Ver mais »

Chá de Freixo

O freixo tem propriedades com ação diurética, laxante, depurativa, antipirética, anti-inflamatória, analgésica cicatrizante e rejuvenescedora. Podendo ser usada para tratar problemas de saúde, como gota, reumatismo, celulite, colesterol, obesidade, mau hálito, acúmulo de ureia, excesso de ácido úrico, prisão de ventre, cálculos renais e febre. ... Ver mais »

Chá de Alfazema

A alfazema é uma planta medicinal muito versátil, capaz de ajudar a fortalecer os músculos, a tratar a insônia, a melhorar a saúde cardiovascular, má digestão, a combater processos inflamatórios, a desintoxicar o organismo, a tratar a acne, a aliviar dores de cabeça, a melhorar a saúde digestiva e respiratória, devido às suas propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas e anti-inflamatórias. ... Ver mais »

Chá de Rooibos

O chá de Rooibos contém grandes níveis de antioxidantes como flavonoides e minerais como: ferro, potássio, cálcio, cobre, manganês, magnésio e zinco. Suas propriedades ajudam a reduzir o risco de câncer e melhora a saúde cardiovascular, esse chá pode ter importantes benefícios para a saúde humana, ajudando a combater, diabetes, alergias, problemas digestivo, prisão de ventre, diarreia, gastrite, dores no estomago. Esses efeitos antioxidantes, ajudam a proteger as células dos malefícios
dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e o enfraquecimento do sistema imunológico. Além de ação anti-inflamatória. ... Ver mais »

Chá de folhas de abacate

As folhas do abacate é rica em 7 dos 12 minerais essenciais para o organismo. Fonte de ferro
(mineral que ajuda a prevenir a anemia), reúne as propriedades antioxidantes do zinco, é rica em cálcio, magnésio e manganês (importantes para os ossos e músculos) e também conta com boas doses de fósforo e potássio. É rica em flavonoides, que protege o corpo contra os radicais livres, reduzindo estresse oxidativo protegendo as células do corpo. Tem propriedades anti-inflamatórias, digestivas, diuréticas e vermífugas. ... Ver mais »

Chá de Equinacea

A Equinacea apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, laxativa, desintoxicante, imunoestimulante e antivirais que ajudam a deixar o sistema imunológico mais forte. Assim, ela ajuda a proteger o corpo de doenças, além de lutar contra infeções causadas por bactérias, fungos ou vírus. O chá de Equinacea é usado popularmente para o tratamento de gripes, resfriados e outras condições de saúde que envolvem o sistema respiratório. Além disso, a Equinacea é um ótimo remédio para acelerar processos de cicatrização, limpar a pele, prevenir o envelhecimento precoce, fornecer mais energia e desintoxicar o organismo. ... Ver mais »

Chá de salgueiro e ulmária

O chá de salgueiro com ulmária apresenta propriedades analgésicas e anti-inflamatórias aliviando as dores nas articulações, além de ser bom para a artrite, artrose. Como princípios ativos, a ulmária contém salicilatos, flavonoides, taninos, fenóis, mucilagens com ação emoliente, vitamina C com ação imune estimulante e vários minerais. Os salicilatos agem como anti-inflamatório, analgésico e antipirético; os flavonoides, tais como a quercetina e a rutina, apresentam ação antialérgica, anti-inflamatória e tônica sobre a circulação; os taninos agem como regeneradores dos tecidos e adstringente; e os fenóis atuam como antisséptico.

cuidados:
O salgueiro está contraindicado para grávidas, indivíduos com alergia à aspirina e pacientes com problemas gastrointestinais, como úlceras, gastrite. ... Ver mais »

Chá de casca de laranja

A casca de laranja contém boas quantidades de vitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Da mesma maneira, é rica em compostos vegetais chamados polifenóis, que podem ajudar a prevenir e gerenciar muitas condições crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer. O limoneno, um produto químico natural que foi estudado por suas propriedades anti-inflamatórias e anti câncer, inclusive contra o câncer de pele. Contém ainda substâncias tais como hesperidina, pectina e flavonas polimetoxiladas, melhorem os níveis de colesterol. ... Ver mais »

Chá Preto

O chá preto melhora a digestão, ajuda a emagrecer, a controlar a diabetes e aumenta as chances da mulher engravidar. O chá preto é o que possui menos antioxidantes comparativamente aos outros tipos porém, como possui maior quantidade de cafeína, é o que tem um maior efeito na perda de peso, segundo os nutricionistas. Também possui propriedades anti-inflamatórias e, se consumido moderadamente, ajuda a regular a pressão arterial, prevenindo problemas cardiovasculares.

CUIDADOS:
O chá preto também é composto por taninos que têm esse efeito adstringente, ou seja, pode secar e desidratar o intestino, ocasionando prisão de ventre e atrapalhando a absorção de nutrientes. Além disso, essa disfunção prejudica a absorção do ferro pelo organismo podendo causar anemia. ... Ver mais »

Chá de urtiga

A urtiga é rica em vitaminas A, B1, B5, C, K ácido fólico, ferro, cálcio, potássio e cobre, além de possuir minerais, como o magnésio, oligoelementos, betacaroteno, aminoácidos e cálcio. Assim suas propriedades, incluem, ação anti-inflamatória, inflamação das vias urinárias; antialérgica, diurética, diabetes tipo 2, reumatismo, gota, artrite, analgésica e estimulante do apetite.

CUIDADOS:
A ingestão excessiva desta planta pode provocar alergias na pele, alterações no ciclo menstrual ou perturbar o funcionamento da próstata e problemas cardíacas, também não é indicado para mulheres gravidas. ... Ver mais »

Chá de Picão-Preto

O Picão-preto serve para ajudar no tratamento de inflamações como reumatismo, dor de garganta, amigdalite, faringite, hepatite e cólica menstrual, tendo efeitos protetores do fígado, rins e intestino. ... Ver mais »

Chá de folha de tamarindo

O tamarindo é rico em vitaminas C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e ainda algumas fibras. Graças a isto o chá de tamarindo é um excelente antioxidante, anti-inflamatório e antiácido. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol; de pressão arterial; melhora a sistema imunológico; a função nervosa; a anemia e fortalece o corpo contra as infeções causadas por fungos e micróbios, além de estimular o funcionamento do intestino, resolvendo problemas como intestino preso, digestão e defecação. ... Ver mais »

Chá de Rosa Branca

Estudos concluíram que a rosa-branca tem propriedades medicinais anti-inflamatória, bactericida contra as bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli; e ação fungicida contra o fungo Candida albicans. ... Ver mais »

Chá de Barbatimão

.
As propriedades do Barbatimão incluem uma ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana, antioxidante, analgésica, anti-hipertensivo, antiparasitária, tônica, desinfetante, antidiabética, diurética e coagulante. já era utilizado pelos índios, e tem diversas funções. Algumas delas são tratar úlceras, doenças e infeções da pele, pressão alta, diarreia, hemorragia e feridas com hemorragias, hérnia, malária, câncer, problemas no fígado ou nos rins, inchaço e hematomas na pele, queimaduras na pele, dores de garganta, diabetes, conjuntivite e gastrite. ... Ver mais »

Chá de Curcuma

O chá de curcuma ajuda no processo digestivo, fortalece o sistema imunitário, antibacteriana, é considerado um anti-inflamatório natural, poderoso efeito antioxidante.

Cuidados:

Não é recomendado para mulheres grávidas e para estejam pessoas tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares. ... Ver mais »

Chá de Verbasco

O verbasco é uma planta medicinal que possui flavonoides e saponinas em sua composição, o que garante a sua propriedade anti-inflamatória, expetorante, antimicrobiana, diurética, emoliente, espasmolítica e sedativa. ... Ver mais »

Chá de cardo Mariano

O chá de cardo mariano contém silimarina, um flavonoide que ajuda a curar e reparar o fígado e o pâncreas. Para as pessoas que sofrem de fígado gorduroso ou inflamação do pâncreas, este pode ser um tratamento ideal. Além disso, as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da silimarina podem ajudar a estimular o crescimento de novas células do fígado ... Ver mais »

Chá de Jatobá

As propriedades do jatobá incluem sua ação adstringente, antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, expetorante, fortificante, hepatoprotetora, laxante, tônica e vermífuga. ... Ver mais »

Chá de Centella Asiática

A centelha asiática tem sido usada há muitos anos na medicina indiana (Ayurveda) devido suas propriedades vasodilatadora e estimulante da produção de colágeno. Também é conhecida como gotu Kola, é rica em saponinas, glicosídeos que são grande parte dos benefícios dessa planta. O chá de Centella Asiática melhora a microcirculação e elimina os líquidos e toxinas que causam celulite na pele. Ela ajuda interromper o ciclo que causa a celulite, melhorando o fluxo sanguíneo e aumentando a oferta de nutrientes para regeneração das microinflamações (celulite). O consumo desse chá melhora a celulite; estimula síntese de colágeno; diminui ansiedade; combate inflamações; desintoxica; tem ação diurética; Cicatrizante. ... Ver mais »

Chá de folha de amora

O chá de amora é feito com as folhas de amora e é utilizado como um potente antioxidante e como coadjuvante nos tratamentos de gastrite, inflamações de boca e garganta, alívio dos sintomas de tensão pré-menstrual e da menopausa e diarreia. é rica em nutrientes como vitaminas A, C, E, K e vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, leveduras, flavonoides, fibras e substâncias antioxidantes. A ação sobre a redução dos sintomas da menopausa está relacionada aos fitormônios também presentes nas folhas de amora.

Cuidados:
Deve ser evitado por pessoas com baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia), e por pessoas com distúrbios do fígado e mulheres grávidas.
Diabéticos em tratamento devem não devem tomar o chá, pois, ele pode ter reações com a medicação e causar hipoglicemia. ... Ver mais »

Chá Dente de Leão

A planta é muito indicada pela sua ação detox e antioxidante, ajudando na desintoxicação do organismo. Ela captura e elimina a gordura e as toxinas que circulam em excesso no nosso corpo, através da urina, auxiliando no emagrecimento. Mas o dente-de-leão também reduz a formação de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa, também é diurético e tem ação anti-inflamatória, hépato-protetora e ligeiramente analgésica. ... Ver mais »

Chá de folhas de Oliveira

As folhas da oliveira possuem 4 vezes mais potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, zinco e cobre que o chá verde. Estas substâncias são altamente antioxidantes, sendo ultra eficientes contra o envelhecimento e ainda estimulantes do metabolismo. Estudo da University of Michigan Health System aponta evidências de que a substância oleuropeína limpa o açúcar do sangue. Ou seja, a infusão age com muito rigor nas nas gorduras acumuladas na região abdominal. Tem ainda propriedades que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, causando vasodilatação e a redução da pressão sanguínea, podendo ser usado em casos de hipertensão, angina, arritmias e outros problemas circulatórios. Acalma desordens irritativas e inflamatórias, como indigestão, azia, gastrite, colite e úlcera péptica. ... Ver mais »

Chá de Jamelão ou Jambolão

As folhas do Jamelão têm propriedades hipoglicemiantes, e pode ser usado como complemento no tratamento da diabetes. Além disso, o extrato das folhas apresenta ainda ação antiviral, anti carcinogénica, anti-inflamatória, antibacteriana e antialérgica. tendo melhora nos sintomas como prisão de ventre, diarreia, cólicas e gases intestinais e problemas no estômago e no pâncreas. ... Ver mais »

Chá de chapéu de couro

O chá chapéu de couro rica em sais minerais e antioxidantes que, juntos, são capazes de destruir os vírus causadores dos problemas na laringe e faringe, combatendo inflamações de garganta, tem efeito diurético e ação anti-inflamatória, o que ajuda a controlar a gastrite, a artrite, artrose e reumatismo.

Cuidados:
Não é recomendado para pessoas com pressão baixa, insuficiência cardíaca e renal. ... Ver mais »

Chá de Folhas de Graviola

A graviola possui diversos benefícios para a saúde, sendo considerada diurética, hipoglicémico, antioxidante, antirreumática, anticancerígena, anti-inflamatória e antibacteriana. Apesar de não ser comprovado cientificamente, alguns estudos recentes demonstraram que a graviola é rica em acetogeninas, que é um grupo de produtos metabólicos que possuem efeito citotóxico, sendo capazes de atuar diretamente nas células cancerígenas.

Cuidados:

O consumo da graviola não é indicado para: gestantes, pessoas com caxumba, aftas, hipotensão e
as pessoas hipertensas devem consultar um médico antes de consumir, pois o chá pode interagir com os medicamentos utilizados para tratar a hipertensão. ... Ver mais »

Chá de gengibre

O Gengibre é nativo da Ásia, é rico em cobre, vitaminas A, B, C e D, potássio, selênio, zinco e magnésio. Tem múltiplos benefícios terapêuticos: dentre eles uma ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório. Tem ação desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogénico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. ... Ver mais »

Chá Branco

o chá branco possui um elevado nível de polifenóis e antioxidantes, equiparável, segundo alguns estudos, ao chá verde. Essas substancias auxiliam na neutralização de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e crescimento descontrolado celular. Por conter L-teanina, uma substância que favorece a produção de hormônios de prazer e bem-estar; os polifenóis e xantinas, estimulam a queima de gorduras, contém ainda substâncias, nomeadamente catequinas, capazes de inibir a proliferação de células cancerígenas, sendo especialmente eficaz na prevenção do cancro do cólon. ... Ver mais »

Chá de Canela de Velho

Esta planta apresenta propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antimutagênicas, antimicrobianas, antitumorais, hepatoprotetoras e tônica digestiva. Além de reduzir a dor e a inflamação das articulações e estimulando a regeneração das cartilagens que revestem os ossos. ... Ver mais »

Chá de Boldo

É bom saber que o Boldo tem 2 tipos. O boldo chileno (Peumus boldus Molina), e o boldo brasileiro (Plectranthus barbatus Andr).

Contendo substâncias ativas, como boldina ou o ácido rosmarínico, o chá Boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos sendo recomendado para combater má digestão e gases em excesso.

O boldo também auxilia no tratamento de cólicas gastrointestinais, azias, gastrites e colites (inflamações no cólon).

O Chá de Boldo é recomendado para vários sintomas e tratamentos, entre eles:
Má digestão
Problemas do fígado
Litíase biliar (pedra na vesícula)
Gota
Prisão de ventre
Cistite
Flatulência (gases)
Dor de cabeça
Ação estimulante da vesícula biliar
Diurética
Antiespasmódica (minimiza a cólica)
Anestésica, antisséptica, antibacteriana
Anti-inflamatória
Antioxidante
Depurativa
Desintoxicante
Estimulante
Sedativa
Tônica
Vermífuga ... Ver mais »