Chás diuréticos 

Chá de feno-grego e alcachofra

Este chá ajuda a saciar o apetite, a soltar o intestino e a acelerar o metabolismo, favorecendo a queima da gordura e auxiliando na retenção de líquidos, e sua ação diurética, ajuda a emagrecer e a desinchar. ... Ver mais »

Chá de hibisco com maça e canela

O chá de hibisco ajuda a emagrecer porque estimula o metabolismo, tem ação digestiva e diurética e reduz o colesterol ruim e as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando também na prevenção da diabete, além de ajudar no tratamento de outras doenças, como: hipertensão, dor de barriga, estomago. Ajuda a combater Febre alta principalmente em crianças e idosos.

Mas atenção antes de tomar qualquer chá, consulte seu médico. ... Ver mais »

Chá de carrapicho

O carrapicho possui ação vermífuga, calmante, sedativa, hipotensora, hipotensiva, expectorante, estimulante, emoliente, diurética, depurativa, cicatrizante, catártica, carminativa, antisséptica, antimicrobiana, anti-inflamatória, antiespasmódica, antibiótica, antibacteriana e adstringente. Por isso é usado na medicina popular, para o tratamento de abscessos, cólicas, conjuntivite, vermes, indigestão, hipertensão, feridas, tem ação cicatrizante, hemorroida, disenteria, amigdalite, aftas, afecções cutâneas, dores de dente, dores de cabeça e diabetes, além combater às alergias, ajuda a limpar as vias aéreas tratando tosses insistentes após gripe. É um poderoso relaxante muscular, por isso, é muito usado para o tratamento de dores nas costas. Funciona melhor que analgésicos, pois não tem efeitos colaterais.
. ... Ver mais »

Chá de cuscuta (cipó chumbo)

Ele apresenta diversas propriedades medicinais tais como antidiarreica, cicatrizante, laxante, balsâmica, diurética, adstringente, antiulcerogênico, hepática, purgativa branda, detergente natural e expectorante. Sendo usada na medicina popular para melhorar a digestão, para cicatrização de feridas, queimaduras, alívio de tosses e dos terríveis furúnculos. ... Ver mais »

Chá de hibisco, limão e canela

Esses chás tem um forte poder detox, diurético e purificante pois junta o chá de hibisco, que aumenta o funcionamento dos rins, com o suco de limão e a canela, que têm forte poder antioxidante. ... Ver mais »

Chá de Saião

O Saião é popularmente utilizada no tratamento de alterações estomacais, pelo seu efeito calmante e cicatrizante da mucosa do estômago e intestino, combatendo a gastrite, indigestão, inflamação ou dor de estômago, tendo também efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo e cicatrizante. Tem efeito diurético, que ajuda a eliminar cálculos renais, diminuir o inchaço nas pernas e controlar a pressão arterial, alem de auxiliar no tratamento de outras doenças como, lesões de pele, úlceras, erisipela, queimaduras, dermatites, verrugas, infecções pulmonares, como bronquite, asma e calmante da tosse. ... Ver mais »

Chá de folhas de pitangueira

As folhas da pitangueira é rica em nutrientes como fósforo, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C, riboflavina e niacina. A fruta também apresenta compostos antioxidantes como a rubi xantina, o licopeno, pitanguina, gama caroteno e a betacritoxantina. Também é rica em óleos essenciais como os politerpenos, os sesquiterpenos, a citronela, o acetato de geranilo e a cineol.
Na farmacopeia fitoterápica já existem alguns estudos que comprovam os bons efeitos do chá de folhas de pitanga pelos seus efeitos anti-hipertensivos, estimulantes, antimicrobianos e antioxidantes. Contribuindo no tratamento de algumas doenças, como: diabetes, é calmante, diurética e ajuda a melhorar a febre, as doenças de estômago, a hipertensão, a obesidade, o reumatismo, a bronquite e doenças do coração. ... Ver mais »

Chá de Cipó Mil-Homens

O Cipó Mil-Homens, também conhecido como cipó-buta, papo-de-peru, jarrinha, aristolóquia ou buta, é um chá que possui muitas propriedades diuréticas, sedativas, antissépticas e estomáquicas.
Possuindo indicações para auxiliar no combate a febre, má digestão, asma, depressão, desconfortos gástricos, flatulências, cólicas, gota e doenças associadas aos rins e fígado. ... Ver mais »

Chá de Uxi amarelo

O uxi amarelo é auxilia em diversos problemas da saúde da mulher, contém em suas propriedades ação anti-inflamatória, e imune estimulante, podendo auxiliar no tratamento de miomas, cistos no ovário ou no útero, síndrome dos ovário policísticos, endometriose e regula o ciclo menstrual. Além de outras doenças como artrite, bursite, reumatismos, problemas do coração, diabetes, asma, prostatite e úlceras gástricas. 0 uxi amarelo também é conhecido por ter efeitos antioxidantes, antiviral, diurético e vermífugo. ... Ver mais »

Chá de funcho

O Chá de Funcho é rica em vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e zinco. Aumenta a produção de leite materno, auxilia também no combate às náuseas e tonturas, durante a gravidez. Sendo muito eficaz no tratamento da flatulência e para a redução de gases intestinais, ajudando a aliviar as dores de barriga. Funcho também é provido de propriedades anti-inflamatória, estimulante, calmante, vermífuga, digestiva, diurética e expetorante suave, promove a eliminação de toxinas, purifica as vias urinárias, prevenindo o aparecimento de infeções urinárias, como cistite, uretrite ou oligúria. Tem um sabor delicado, e é especialmente indicado para crianças e bebés que sofram de desconforto intestinal, cólicas, flatulência ou para estimular o apetite. ... Ver mais »

Chá de folha de manga

A folha de manga ricas em vitamina C, B e A e também são ricas em vários outros nutrientes. Possui poderosas propriedades antioxidantes, pois tem alto teor de flavonoides e fenóis. Contêm taninos, alcaloides, glicosídeos, esteroides, triterpenoides, saponinas, magniferina, componentes fenólicos e flavonoides. Além disso, a folha de manga possui propriedades antimicrobianas e pode ser usada em diversos tratamentos, como: Eliminar parasitas do corpo, diurético, expetorante, gripes e resfriados, cálculos biliares, ajuda na prevenção da diabetes. ... Ver mais »

Chá de agrião

O agrião é rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo, além de um poderoso antioxidante. Os seus principais benefícios para a saúde são: ajudar a limpar as vias respiratórias, aumentando a imunidade, diurético, ajuda a prevenir a diabetes, ajuda a combater infeções e é um ótimo alimento para facilitar o processo digestivo. Tem ação diurético, anti-inflamatório, pode ser usado para tratar aftas, gengivites, acne e eczemas, ajuda melhorar a digestão e tratar a tosse. ... Ver mais »

Chá de Agrimônia

A Agrimónia é rica em propriedades terapêuticas tais como: adstringente, analgésica, antidiarreica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antivirótica, ansiolítica, calmante, cicatrizante, depurativa, diurética, relaxante, hipoglicémica, tônica e vermífuga e age como protetora hepática. sendo na medicina popular para tratamento de feridas na pele, abcessos, cálculo renal, catarro, cistite, cólicas, diarreia, angina, inflamação da garganta, laringite, amigdalite, bronquite, catarro, além de aliviar tosses, gripes e resfriados. ... Ver mais »

Chá de Freixo

O freixo tem propriedades com ação diurética, laxante, depurativa, antipirética, anti-inflamatória, analgésica cicatrizante e rejuvenescedora. Podendo ser usada para tratar problemas de saúde, como gota, reumatismo, celulite, colesterol, obesidade, mau hálito, acúmulo de ureia, excesso de ácido úrico, prisão de ventre, cálculos renais e febre. ... Ver mais »

Chá de Perpétua roxa

A perpétua roxa tem ação antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória. Devido às suas propriedades medicinais a perpétua roxa pode ser usada para ajudar no tratamento de situações
dores de cabeça, garganta inflamada, dor de estômago, tosse, laringite, ondas de calor, hipertensão, tosse, alivia sintomas de asma, diabetes, hemorroida e para soltar o catarro. Em decocção pode ser usado como diurético, para diminuir a acidez estomacal, combater as doenças das vias respiratórias, e ajudar na digestão. Combate eficazmente os radicais livres, substâncias responsáveis pelo processo de envelhecimento e outras doenças degenerativas. Reduz o mau colesterol e atua como um calmante natural. ... Ver mais »

Chá de Alecrim

O alecrim conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem apresentar benefícios para quem tem doenças crônicas não-transmissíveis nas quais o estresse oxidativo e a inflamação atuam de forma significativa, como diabetes, e possuindo ação antibiótica, sendo mais eficaz contra as bactérias Escher chia cóli, Salmonela typhi, Salmonela entérica e Shigella sonnei, que são normalmente relacionadas com infeção urinária, vômito e diarreia. É um excelente diurético, podendo ajudar no combate da diabetes, já que diminui a glicose e aumenta a insulina. Sua ação anti-inflamatória, ajuda no combate da dor, gripes e resfriados, o inchaço e o mal estar. Por isso, pode ajudar também a combater a inflamação no joelho, a tendinite e, inclusive, a gastrite, que é a inflamação no estômago. ... Ver mais »

Chá Vermelho (Camellia sinensis)

O chá vermelho é rico em antioxidantes, flavonoides e anti-inflamatórios naturais que diminuem a
formação de radicais livres no corpo, ajuda a manter uma boa memoria e reduz os riscos de doenças cardíacas como, a aterosclerose e a isquemia. Além disso, melhora o especto da pele e retarda o aparecimento de rugas e flacidez, por possuir vitaminas C, B2 e E, responsáveis pela síntese de colágeno, que mantém a elasticidade da pele. Suas propriedades ainda pode ajudar combate, Colesterol, Problemas de circulação, Diabetes, Gases, acidez e problemas de digestão e
diarreia. ... Ver mais »

Chá de folhas de abacate

As folhas do abacate é rica em 7 dos 12 minerais essenciais para o organismo. Fonte de ferro
(mineral que ajuda a prevenir a anemia), reúne as propriedades antioxidantes do zinco, é rica em cálcio, magnésio e manganês (importantes para os ossos e músculos) e também conta com boas doses de fósforo e potássio. É rica em flavonoides, que protege o corpo contra os radicais livres, reduzindo estresse oxidativo protegendo as células do corpo. Tem propriedades anti-inflamatórias, digestivas, diuréticas e vermífugas. ... Ver mais »

Chá de quebra pedra

Apesar do nome (QUEBRA PEDRA), o chá não combate o cálculo renal, mas o previne. Devido à ação diurética, a bebida evita que o oxalato de cálcio, principal componente químico responsável pela
formação das pedras, se aglomere nos rins, protege o fígado, já que possui propriedades diuréticas e hepatoprotetoras, além de também ser antioxidantes, antiviral, antibacteriana, antiespasmódica e
hipoglicemiante.


Cuidados:
O chá de quebra-pedra está contraindicado para crianças menores de 6 anos e para mulheres grávidas. Também não se deve tomar este chá por mais de 2 semanas seguidas, já que aumenta a eliminação de minerais importantes pela urina. ... Ver mais »

Chá de urtiga

A urtiga é rica em vitaminas A, B1, B5, C, K ácido fólico, ferro, cálcio, potássio e cobre, além de possuir minerais, como o magnésio, oligoelementos, betacaroteno, aminoácidos e cálcio. Assim suas propriedades, incluem, ação anti-inflamatória, inflamação das vias urinárias; antialérgica, diurética, diabetes tipo 2, reumatismo, gota, artrite, analgésica e estimulante do apetite.

CUIDADOS:
A ingestão excessiva desta planta pode provocar alergias na pele, alterações no ciclo menstrual ou perturbar o funcionamento da próstata e problemas cardíacas, também não é indicado para mulheres gravidas. ... Ver mais »

Chá de Barbatimão

.
As propriedades do Barbatimão incluem uma ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana, antioxidante, analgésica, anti-hipertensivo, antiparasitária, tônica, desinfetante, antidiabética, diurética e coagulante. já era utilizado pelos índios, e tem diversas funções. Algumas delas são tratar úlceras, doenças e infeções da pele, pressão alta, diarreia, hemorragia e feridas com hemorragias, hérnia, malária, câncer, problemas no fígado ou nos rins, inchaço e hematomas na pele, queimaduras na pele, dores de garganta, diabetes, conjuntivite e gastrite. ... Ver mais »

Chá de Verbasco

O verbasco é uma planta medicinal que possui flavonoides e saponinas em sua composição, o que garante a sua propriedade anti-inflamatória, expetorante, antimicrobiana, diurética, emoliente, espasmolítica e sedativa. ... Ver mais »

Chá de Jatobá

As propriedades do jatobá incluem sua ação adstringente, antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, expetorante, fortificante, hepatoprotetora, laxante, tônica e vermífuga. ... Ver mais »

Chá de Centella Asiática

A centelha asiática tem sido usada há muitos anos na medicina indiana (Ayurveda) devido suas propriedades vasodilatadora e estimulante da produção de colágeno. Também é conhecida como gotu Kola, é rica em saponinas, glicosídeos que são grande parte dos benefícios dessa planta. O chá de Centella Asiática melhora a microcirculação e elimina os líquidos e toxinas que causam celulite na pele. Ela ajuda interromper o ciclo que causa a celulite, melhorando o fluxo sanguíneo e aumentando a oferta de nutrientes para regeneração das microinflamações (celulite). O consumo desse chá melhora a celulite; estimula síntese de colágeno; diminui ansiedade; combate inflamações; desintoxica; tem ação diurética; Cicatrizante. ... Ver mais »

Chá Dente de Leão

A planta é muito indicada pela sua ação detox e antioxidante, ajudando na desintoxicação do organismo. Ela captura e elimina a gordura e as toxinas que circulam em excesso no nosso corpo, através da urina, auxiliando no emagrecimento. Mas o dente-de-leão também reduz a formação de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa, também é diurético e tem ação anti-inflamatória, hépato-protetora e ligeiramente analgésica. ... Ver mais »

Chá de capim santo

O capim santo é uma planta rica em terpenos, flavonoides e compostos fenólicos que proporcionam efeito antioxidante. Podendo melhorar a digestão e tratar alterações do estômago, já que possui ação bacteriana e ajuda a aliviar as dores estomacais devido a sua ação antiespasmódica;
Ação anti-inflamatória e analgésica, tratando a dor de cabeça, muscular, dor de barriga, reumatismo e tensão muscular;
Protege a saúde do coração, já que ajuda a regular o colesterol;
Pode regular a pressão arterial;
Pode possuir propriedades anticancerígenas, já que é rica em antioxidantes e, por isso, alguns estudos indicam que pode retardar o crescimento de fibrossarcomas e prevenir metástases do câncer de pulmão, por exemplo;
Possui propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o excesso de líquido do organismo. ... Ver mais »

Chá de casca de abacaxi e canela

O abacaxi é rico em vitamina C e contém bromelina, poderosa enzima que facilita a digestão. Por essa razão, ajuda a deixar a barriga chapada.
O chá, proporciona saciedade, é termogénico e diurético. Ele desintoxica e ajuda a emagrecer. ... Ver mais »

Chá de Folhas de Graviola

A graviola possui diversos benefícios para a saúde, sendo considerada diurética, hipoglicémico, antioxidante, antirreumática, anticancerígena, anti-inflamatória e antibacteriana. Apesar de não ser comprovado cientificamente, alguns estudos recentes demonstraram que a graviola é rica em acetogeninas, que é um grupo de produtos metabólicos que possuem efeito citotóxico, sendo capazes de atuar diretamente nas células cancerígenas.

Cuidados:

O consumo da graviola não é indicado para: gestantes, pessoas com caxumba, aftas, hipotensão e
as pessoas hipertensas devem consultar um médico antes de consumir, pois o chá pode interagir com os medicamentos utilizados para tratar a hipertensão. ... Ver mais »

Chá de canela com maça

O Chá de canela , acelera o metabolismo, estimula a produção de insulina e também dificulta a absorção de gorduras. A maça é rica em fibras, melhora o funcionamento do intestino. Essa combinação da maça com Canela é perfeita para os querem reduzir peso e controlar a Diabetes e Colesterol.

Cuidados:

O chá de canela pode provocar hemorragias e abortos. Mulheres gravidas não devem tomar o chá. ... Ver mais »

Chá de folha de Louro

A folha de louro, e consequentemente o chá, é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, antirreumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expetorante. ... Ver mais »

Chá de folha de morango

A folha de morango é rica em minerais, vitamina C, ferro e cálcio, melhora o fortalecimento dos ossos, combate a anemia, os taninos melhora o sistema digestivo, pois são conhecidas por se ligarem a proteínas, aminoácidos, alcaloides e outros elementos com pH baixo que podem estressar o sistema digestivo. Além de ser um diurético natural. ... Ver mais »

Chá de Hibisco

A bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem muito para evitar o acúmulo de gorduras. É conhecida de quem faz dieta de emagrecimento, por sua ação diurética e termogénica, que ajuda no combate ao inchaço e retenção de líquido e queima de gorduras. ... Ver mais »

Chá Verde

O chá verde é rico em cafeína, que é uma substância com poder diurético natural. Embora uma xícara de chá possa não conter a quantidade de cafeína necessária, tomar até 3 xícaras por dia pode aumentar a produção de urina, que vão te auxiliar a se livrar do inchaço indesejado. ... Ver mais »

Chá de Salsinha

Consumo da Salsinha pode trazer muitos benefícios a saúde, é uma erva maravilhosa para melhorar a digestão e diminuir os índices de ácido úrico, além de um potente antioxidante. Para quem sofre com inchaço nas pernas, esse chá é indicado. Além disso, sua ação diurética é quase instantânea, uma vez que estimula os rins na liberação de excesso de líquidos do corpo e previne a retenção.

Pode ainda prevenir câncer, por ativar a glutationa, um potente antioxidante no organismo;
gripes e envelhecimento precoce, por ser rica em antioxidantes como óleos essenciais, vitamina C e flavonoides, especialmente a luteolina;
Fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em vitamina C e ter propriedades antibacterianas;
Prevenir anemia, por ser rica em ferro e ácido fólico;
Prevenir doenças cardíacas, como aterosclerose, por ser rica em antioxidantes;
Ajudar no controle da diabetes;
Prevenir trombose e AVC, por evitar a formação de coágulos no sangue;
Melhorar a saúde da pele e a digestão, devido ao seu alto teor de antioxidantes;
Controlar a hipertensão, por ser diurética;
Combater infeção urinária, por ter ação antibacteriana e diurética ... Ver mais »

Chá Verde com Abacaxi

O chá-verde é conhecido por sua ação diurética e, combinado com o abacaxi, torna-se uma bebida potente para quem quer desinchar, além de ter um sabor bastante agradável. Além disso, o chá-verde também possui propriedades antioxidantes e o abacaxi é ótimo para melhorar a digestão. ... Ver mais »