Preparação

Em uma tigela grande, peneire a farinha.
- em uma panela, aqueça o leite com a água até atingir a temperatura corporal (morna, não muito quente). adicione o sal e mexa até dissolver. adicione o fermento e mexa até dissolver. adicione algumas colheres de sopa de farinha e misture. deixe 10 minutos.
- faça um furo no meio da farinha e acrescente uma xícara do preparo de fermento. Misture com a farinha, com as mãos ou com uma colher de pau. adicione mais água e leite até que se forme uma massa bem macia, úmida e não seca. Diferentes qualidades de farinha precisam de mais ou menos líquido, então você deve ter cuidado.
- enfarinha a mesa ou balcão com bastante farinha. transfira a massa da tigela para a mesa, polvilhe com farinha e sove. Esta etapa é fundamental: amassar aquece a massa e desfaz a fibra do glúten do trigo; é o que permite que a massa cresça e a torne fofa e leve. então você tem que amassar por pelo menos quinze minutos, espalhando a massa em todas as direções.
- coloque em um saco de náilon e embrulhe bem, ou coloque em uma tigela e cubra bem com filme plástico. Isso evita que a massa entre em contato com o ar, caso contrário, a superfície ficará seca e dura. deixe crescer por algumas horas. se quiser, pode deixar na geladeira até a manhã seguinte.
- espalhe a massa com um rolo de massa com mais ou menos um centímetro de espessura. corte em bolos fritos quadrados ou redondos.
- frite em óleo quente ou gordura. vire uma vez.

Ingredientes

  • 750 gramas de farinha para a massa.
  • - 250 grs. de farinha para amassar.
  • - 1 saqueta de fermento seco ou meio pacote de fermento prensado.
  • - sal grosso, duas colheres de chá de chá.
  • - leite, 3/4 xícara.
  • - água, 3/4 xícara.
  • - óleo, meio litro ou gordura bovina, para fritar.